Os resultados dos estudos vêm comprovar os benefícios da intervenção dos Doutores Palhaços da Operação Nariz Vermelho, junto das crianças e adolescentes hospitalizados, seus pais e/ou acompanhantes e profissionais hospitalares. Partilhamos aqui alguns desses resultados, de acordo com os diferentes olhares dos nossos beneficiários.
Damos voz ao “grande chefe”, aquele que é o grande protagonista do trabalho desenvolvido pelos Doutores Palhaços: o paciente pediátrico.
Os dados recolhidos junto destes pais, revelam, globalmente, a significativa importância atribuída ao trabalho desenvolvido pelos palhaços na promoção do bem-estar do seu filho(a), na qualidade do seu internamento, e em termos das suas representações relativamente ao hospital e aos cuidados de que é alvo durante o seu internamento.
Num contexto de “seriedade”, rotinas, regras e protocolos, a presença dos Doutores Palhaços é frequentemente descrita como “uma lufada de ar fresco ”, que i(nte)rrompe o quotidiano hospitalar, abrindo lugar ao jogo, à arte, e à expressão livre do riso e da alegria.